Search
Close this search box.

Saiba tudo sobre as escadas para piscinas em aço inox

Relaxar e curtir o lazer são coisas que não abrimos mão. E com toda certeza, um bom banho de piscina em um dia ensolarado é um daqueles momentos que a gente torce para viver, seja ao lado da família, seja ao lado de amigos. No entanto, é importante passar esse tempo com segurança, seguindo não só os cuidados no uso, como também os de construção e acessibilidade, assim todos poderão utilizá-los de maneira divertida e sem exclusão.

Para isso, é necessário observar as normas ABNT 10339, que são os critérios pelos quais devem ser projetados e construídos os tanques de piscinas, para atender aos requisitos técnicos mínimos de higiene, segurança e conforto dos usuários; bem como as normas 9050, de acessibilidade, que regulamentam o acesso ergonômico e confortável para os portadores de necessidades especiais, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Um dos itens fundamentais para o bom usufruto de uma piscina é a escada. Pois além de facilitar o acesso, também permite que portadores de necessidades especiais consigam utilizar o local de forma autônoma. O acessório é fundamental para auxiliar crianças, idosos e grávidas também no momento de entrar e sair da água.

Apesar de existirem opções de alvenaria, para que a piscina esteja de acordo com as normas ABNT, é necessário que haja corrimão inox de segurança. Mas, caso queira evitar custos e facilitar a manutenção, a melhor opção é a escada inox para piscina. Vamos explicar o porquê.

O uso da escada para piscina inox

Em escadas de alvenaria, a necessidade do corrimão deve acompanhar os diversos regulamentos que determinam a norma 9050. Na instalação de uma escada já fabricada, ela está dentro dos critérios estabelecidos, bastando apenas a instalação do equipamento, simplificando toda a operação.

Existem diversas vantagens para uma escada de piscina inox. Além da praticidade, por ser simples sua instalação, a manutenção é menos exigente, uma vez que a durabilidade do inox é alta e não necessita estar sempre executando serviços de reparo, como pintura. O inox não reage nos produtos aplicados para limpeza de piscina, logo não enferruja, o que torna a escada para piscina inox ideal para o dia a dia, seja em grandes hotéis ou até mesmo em uma residência.

O aço inox na piscina

Geralmente, as piscinas contêm cloro que naturalmente é um forte agente oxidante, logo é um produto capaz de enferrujar outros tipos de aço. No entanto, o inox conta com uma proteção maior, uma vez que o cloro também está diluído na água, logo está em menor concentração, sua resistência se torna ideal para garantir sua permanência submersa sem afetar sem sofrer desgastes em sua propriedade. Para isso, o ideal é o uso correto do tipo de inox na hora da fabricação.

O aço inox é uma liga metálica que une carbono, cromo e alguns outros componentes como níquel e molibdênio – que variam conforme o tipo de inox que se quer obter. O cromo cria no aço uma película que protege a peça do contato com o oxigênio, tornando-o impermeável. Essa é a principal característica do inox, sendo a responsável por deixá-lo menos suscetível à corrosão mesmo submetendo-se a processos que acelerariam a ferrugem em outros metais que não contam com a mesma proteção.

Além disso, são várias as vantagens do inox em piscinas, como a resistência às intempéries do tempo nem de alterações climáticas.

A superfície do inox é considerada não porosa, por isso, não corre o risco de se acumular bactérias ou outros microrganismos causadores de doenças.

O inox em piscinas não perde seu brilho, mantendo-se sempre harmonioso e servindo como objeto decorativo, por transmitir beleza, modernidade e sofisticação. Sua limpeza é prática, bastando na maior parte das vezes sabão neutro e água em abundância para deixa-la sempre como nova. Se necessitar de uma limpeza mais pesada, produtos específicos do mercado podem ser usados.

O tipo de aço inox

A orientação profissional é de suma importância na hora de adquirir um produto em aço inox. Isso porque existem diversas ligas com diferentes composições que implicam diretamente nas suas resistências. Por exemplo, o AISI 304, que é a liga que se usa na fabricação de escada para piscina inox, é composta por cromo com considerável adição de níquel, o que não ocorre no AISI 430, normalmente utilizado para revestimentos, que tem somente o cromo e maior teor de carbono. No caso de linhas laboratoriais, o mais indicado é o AISI 316, que conta com adição de molibdênio, aumentando ainda mais a sua resistência à oxidação.

Vale ressaltar que tratando-se de inox, o cromo sempre vai existir. É necessário esse elemento para um aço ser considerado inoxidável. Logo todos os inox contam com a película protetora. A diferença está na concentração dele, bem como nos outros componentes que formam a liga, implicando diretamente na resistência.

Essa informação somente uma empresa que conta com um time comercial técnico pode orientar de forma correta para a escolha de acordo com a aplicação do produto.

Somos referência no segmento de produtos personalizados de aço inoxidável e conta com um time completo e treinamento de contatos comerciais que buscam não só a venda, mas a entrega de soluções que atendam a necessidade do cliente. Para isso, a empresa conta com maquinário de ponta, como máquinas de corte a laser para garantir diversidade de geometrias com cortes precisos e sem rebarbas.

Nossa equipe conta com engenheiros e projetistas que desenvolvem peças em software 3D. E em casos de instalação, contamos com medição in loco e uma frota de veículos para atendimento completo em qualquer lugar do Brasil. Em nossos cases há aeroportos, clínicas, laboratórios, prédios comerciais e indústrias de todos os segmentos, como a fábrica de latinhas da Ambev, em Sete Lagoas, Minas Gerais, que a Projinox atendeu com o fornecimento de guarda-corpo e corrimão em aço inox.

A fábrica da Projinox está localizada em Guarulhos, na região dos Pimentas, próxima à rodovia Ayrton Senna, importante via do Estado de São Paulo, e facilitado para a logística e acesso de clientes e fornecedores.

CONFIRA TODOS OS PRODUTOS PRODUZIDOS PELA PROJINOX. CLIQUE

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS PRODUTOS EM AÇO INOX

Ligue para (11) 2480-3461 / (11) 2489-4430

Compartilhe: