Search
Close this search box.

O inox no dia a dia

Um dos aços que mais tem ganhado espaço na vida das pessoas ao longo dos últimos anos é o aço inoxidável. Composto de 74% de aço comum, 18% de Cr (cromo) e 8% de Ni (níquel), esse material traz características únicas que o permite ser moldável e ideal para diversas situações e locais.

Essa mistura dá ao inox resistência à oxidação, bem como uma espécie de impermeabilização, sendo indicado principalmente para áreas externas, pois a chuva e as intempéries do tempo não alteram nem danificam o produto.

O inox na cozinha

O queridinho dos chefs e de quem comanda a cozinha, o inox é mais do que recomendado para esses ambientes. Sua superfície lisa e com baixa porosidade impede que microrganismos acumulem-se em suas paredes, evitando desse modo a proliferação de agentes causadores de doenças.

Além do mais, o aço inoxidável não altera o sabor dos alimentos, tampouco o cheiro e a coloração deles. Sendo também um ótimo isolante térmico, pois mantém a temperatura das bebidas e mantimentos.

Outro grande chamativo para esses produtos na cozinha é a sua fácil limpeza, bastando sabão neutro e água para que os artefatos fiquem como novo. Vale também ressaltar a sua forte presença como objeto de decoração, trazendo ao ambiente um ar de modernidade e suntuosidade.

O inox nos hospitais

Órgãos fiscalizadores nacionais e internacionais, como a ANVISA e a OMS, recomendam o aço inoxidável em ambientes hospitalares. Tratar diretamente com a vida não é brincadeira. Manter esses locais higienizados e com a assepsia em dia é mais do que uma obrigação. Por isso, o inox tem uma intensa presença em hospitais e clínicas hospitalares.

Quando se tem a manipulação de drogas, o inox é reativo, aditivo ou absortivo. Não alterando a segurança, identidade, potencial, qualidade ou pureza das do que está sendo processado.

O inox na acessibilidade

O inox também contribui com a acessibilidade. Guarda-corpo, corrimão e barras de apoio feitas em inox não enferrujam, suportam maior peso e são de fácil limpeza, ideais, por exemplo, para banheiros, escadas e rampas externas.

Compartilhe: