Search
Close this search box.

Como higienizar o aço inox

A Projinox, referência no setor de produtos sob medida, dá dicas para a limpeza e consideração do seu produto em aço inox. O aço inoxidável é um material que tem como uma de suas principais características a baixa retenção de micro-organismos, mas isso não o isenta da necessidade de o manter limpo. Esse benefício se dá por sua superfície lisa, não porosa, que impede que agentes que causam mal à saúde se prendam ao material. Aliás, os gostos e odores naturais dos alimentos não mudam e as substâncias manipuladas em uma mesa inox, por exemplo, não sofrem alterações.

Todo cuidado é pouco

A seleção de materiais que entrarão em contato com os produtos alimentícios deve ser rigorosa. O inox no quesito limpeza compara-se com a praticidade do vidro e da porcelana, sendo bastante superior ao plástico e ao alumínio. Em muitos casos, basta sabão neutro e água para deixar o produto como novo e totalmente limpo rapidamente. Situações mais específicas exigem produtos próprios para limpeza, que podem ser buscados no mercado. Vale lembrar que esses produtos devem ser livres de abrasivos; são exemplos: amoníacos, saponáceos, desengordurantes, solventes, álcool e cloro. Opte por produtos à base de alcalinos, cloro alcalino ou sem cloro.

Limpe o inox sempre com frequência, para evitar que a sujeira e gordura solidifique e dificulte a higienização. Palha de aço está proibida. Panos macios ou de microfibra são sempre os mais recomendados. Caso prefira algo mais sólido, escovas com cerdas finas e macias, esfregando sempre com cuidado, pode ser uma opção.

É sempre importante observar, quando for o inox for do tipo escovado, o sentido da fibra do inox para que os movimentos de limpeza sigam as riscas – não faça movimentos circulares. Seque assim que o pano úmido for passado para evitar manchas.

Essas medidas servem tanto para higienizar seu produto, como também conservá-lo, aumentando a sua durabilidade.

Por que ter cuidado com o inox?

Um dos motivos para o aço inoxidável ter vida útil longa é devido a porcentagem de cromo presente na superfície e que cria uma película no aço que o torna resistente à oxidação. É por essa camada que se deve ter cuidado ao fazer limpeza, evitando danificá-la.

Compartilhe: