Search
Close this search box.

A importância do aço inox em hospitais

Hospitais são ambientes que devem ser higienizados com extremo rigor a fim de preservar o bem-estar e segurança de pacientes e profissionais que atuam nesses ambientes. Essa atividade essencial é também fator de prevenção e controle de infecções hospitalares. Proporcionar superfícies que corroboram com essa manutenção, é aumentar a garantia à saúde.

Informações do Ministério da Saúde estimam que ao menos 14% dos pacientes internados sofrem com problemas relacionados a infecções hospitalares. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 234 milhões, cerca de um milhão de pacientes morrem em decorrência de infecções hospitalares, e sete milhões apresentam quadros de complicações no pós-operatório.

O aço inox é conhecido por ser higiênico, e seu uso em hospitais é amplamente recomendado por órgãos de vigilância sanitária em todo o mundo, como a brasileira Anvisa. Inúmeros objetos são fabricados nesse material e estão presentes em ambientes voltados à saúde, desde bisturis a bancadas e lavatórios em aço inox.

A importância do inox hospitalar é intrínseca às próprias características do material, como resistência à oxidação, facilidade na limpeza e superfície não porosa, as quais serão explicadas mais abaixo.

Benefícios do inox para hospitais

Resistência à oxidação:

Por contar com pelo menos 10,5% de cromo em sua composição, o aço inox tem uma fina proteção, chamada de camada passiva, que reveste toda a estrutura do aço, protegendo-o contra ações do oxigênio, as quais enferrujam naturalmente os materiais ferrosos. Água, intempéries do tempo e mudanças climáticas também não afetam o inox.

Material inerte:

Uma das grandes vantagens do inox com relação à hospitais, é que sua superfície não altera a composição de substâncias ou materiais manipulados sobre ele, ou seja, em contato com líquidos e secreções, por exemplo, uma mesa inox não modifica a cor, odor e demais características.

Assepsia eficaz:

A superfície do aço inox é considerada não porosa, ou seja, não conta com ranhuras ou fissuras que sirvam de alojamento para bactérias e outros microrganismos que podem causar quadros de infecção hospitalar. Essa particularidade do inox o torna ideal para ambientes de saúde, pois é um fator determinante para ajudar na prevenção de contaminações.

Limpeza prática:

Sabão neutro e água é a combinação perfeita para a limpeza do aço inox. Basta isso para que a peça fique como nova e totalmente limpa. Ambientes de saúde higienizados evitam a contaminação cruzada e a proliferação de patógenos que prejudicam a saúde de pacientes e profissionais.

Mudanças de temperatura:

O inox pode ser utilizado em ambientes extremos, como fornos ou freezers, sem correr o risco de danificar a peça.

Baixa manutenção:

A resistência à corrosão e a facilidade de limpeza permitem que os equipamentos e mobiliários inox de um hospital tenha alta durabilidade e necessite de pouca manutenção, bastando manter a limpeza em dia.

Beleza destacada:

O inox combina com a decoração de qualquer ambiente graças a sua cor neutra e clean, transmitindo, ainda, modernidade e sofisticação.

Os produtos em aço inox para o segmento hospitalar

  • Bancada de inox;
  • Balde inox;
  • Barra de apoio em aço inox;
  • Carro curativo de inox;
  • Carro para transporte em inox;
  • Expurgo inox;
  • Lavatório cirúrgico em aço inox;
  • Maca mortuária de inox;
  • Mesa de necropsia inox.

Todos esses materiais podem ser manufaturados em diferentes tipos de aço inox, como a série 300 da família dos austeníticos. São altamente resistentes à corrosão e fáceis de serem soldados, possibilitando maior versatilidade na confecção.

Produtos personalizados para hospitais

A Projinox, referência na fabricação de produtos hospitalares em aço inox, produz seus equipamentos personalizados, como bancadas, lavatórios e carrinhos curativos em aço inox, de acordo com a necessidade do cliente. A bancada em aço inox, por exemplo, é confeccionada em diferentes tamanhos e modelos, como bancada com cuba, ou ainda bancada com expurgo, sempre respeitando o espaço a ser instalado.

Atendimento nacional

A Projinox tem como visão “ser uma marca referência no mercado em que atua, estando presente em todos os lugares que necessite de aço inoxidável”. Para isso, a empresa conta uma frota de veículos entre carros e caminhões para atender a clientes em todo o Brasil, alocando suas equipes de medição e instalação por todo o tempo necessário para atendimento do cronograma estabelecido em projeto.

Entre os atendimentos da Projinox, está o hospital Unimed Betim, entregue em 2019, onde foram fornecidas grelhas em aço inox, guarda-corpo, corrimão e barras de apoio. Ainda há o hospital de Castanhal, no Pará, para o qual foram produzidas bancadas inox personalizadas, bem como unidades da Rede D’or em todo o País.

A Projinox é fabricante de produtos hospitalares

Localizada em Guarulhos, a Projinox atua no mercado desde os anos 2000 com soluções personalizadas em aço inox para a área da saúde. A empresa tem apostado em constantes melhorias para aperfeiçoamento de seus processos e inovação na entrega de seus produtos com destaque para a versatilidade com que trabalha suas soluções, disponibilizando medição in loco e engenheiros que desenvolvem projetos exclusivos para atendimento às necessidades de cada cliente.

CONFIRA TODOS OS PRODUTOS PRODUZIDOS PELA PROJINOX. CLIQUE

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS PRODUTOS EM AÇO INOX

Ligue para (11) 2480-3461 / (11) 2489-4430

Compartilhe: